O câncer de mama na perspectiva das mulheres brasileiras.

infogrc3a1fico-cc3a2ncer-de-mamaParece contraditório, mas é em pleno século XXI, a chamada era da tecnologia e do conhecimento, que o número de mulheres que morrem em decorrência do câncer de mama parece cada dia aumentar. Isso se deve pelo fato de que grande parte da população ainda vê o câncer como um caminho irreversível para a morte, o que os faz pensar na prevenção como uma atividade irrelevante, já que para eles as chances tanto de ter câncer quanto de sobreviver a ele não podem ser mudadas.

Durante muito tempo, ao surgir um novo caso de câncer, os profissionais da saúde, principalmente oncologistas e cirurgiões, cogitavam de imediato a possibilidade da mastectomia radical, a qual chegava a retirar até as camadas de músculo, sendo possível distinguir nitidamente a anatomia das costelas. Entretanto, nos últimos anos, novas técnicas de diagnóstico e tratamento fizeram com que as pacientes diagnosticadas com o câncer não precisem passar por esse processo cirúrgico tão invasivo e que muitas vezes causa danos psicológicos.

Nesse contexto, não basta apenas que novas técnicas preventivas sejam postas à disposição das pacientes, é preciso que elas sejam conscientizadas que o câncer de mama pode ser evitado através de atitudes simples que posem ser feitas no dia a dia, e também que as chances de sobrevida para as pessoas acometidas por ele são cada vez mais altas à medida que o tratamento é realizado e que o acompanhamento por profissionais, como o psicólogo, são oferecidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s